vem ver o sol nascer

“Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor”. Assim começa o excelente disco Acabou chorare, dos Novos Baianos. Não mais tão novos, já que o disco tá completando 40 anos.

Semana passada tive o privilégio de jantar assistindo um bate-papo entre Moraes Moreira e Fred 04. O tema era o Movimento Manguebit, mas acabou nem sendo. Moraes Moreira de início avisou que estava ali pra falar dos 40 anos do Acabou Chorare. Os causos do 04 foram excelentes, amei. Mas foi muito lindo ouvir o Moraes falando do processo de criação do disco, do início dos Novos Baianos, da influência que outro baiano ilustre, João Gilberto, teve no processo criativo. De como o Tom Zé influenciou o ínício da banda.

Ouvir Preta, pretinha, pra pouquissímas pessoas, ali, das mãos do Moraes. Fez ir dormir feliz.

Eles podem não continuarem novos na idade, mas continuam novos. O trabalho soa inovador. Guitarra no meio de uma música extremamente brasileira. E suave.

Tarefa difícil escolher uma música só. Cresci com Besta é tu sendo usada pra fazer passar raiva, na escola dançei Brasil pandeiro e tive que fazer o papel de um colega homem, já que meu par tinha faltado. Acho que era pra eu nem gostar muito deles… Mas escolho a minha nova paixão do disco: Mistério do planeta. Muito gostosa de ouvir, letra excelente. Escolhi em vídeo dela muito especial.

No fim do bate-papo, pergutaram ao Moraes quando os Novos Baianos iam voltar. Resposta: quando voltar a repressão, quando voltar a ditadura, voltar toda aquela situação que fez a gente se juntar daquele jeito.

Dica: aproveita o embalo e coloca aí o Acabou chorare agora pra escutar. E pra conhecer melhor quem é o Novos Baianos (sim, no singular), aqui tem o documentário Novos Baianos Futebol Clube. Excelente.

Um pensamento sobre “vem ver o sol nascer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s