Avareza

Eu gosto de dinheiro.

Eu, você, e todo mundo que eu conheço e todo mundo que você conhece.

Mas essa não é minha avareza.

A minha avareza não é financeira. É uma avareza das outras coisas. Uma avareza de não se dar. De me guardar pra não me perder. De não me espalhar pra não me perder. De me juntar e me guardar pra me ter ali comigo.

Mas veja só o grande pecado da avareza: quando a gente não se dá, a gente não se tem nos outros.

É simples: é ter alguém como sua melhor amiga, mas a melhor amiga dela não ser você. É querer bem, mas não ser querida, amar sem ser amada, ver sem ser vista. É esse o meu pecado da avareza. Não saber me dividir pra poder me multiplicar nos outros.  Querer me guardar, me economizar, e nisso perder a alegria que só conhecemos quando aprendemos a dividir. Como poderei me ver no coração de outra pessoa se eu não me dei para que ela me colocasse ali?

Termino então este post com uma oração pra aprender a ser mais generosa. Uma música maravilhosa lindamente, intensamente e deseperadamente interpretada pela Florence para respirar e não pirar. E para – por que não? – acreditar em um amor maior.

Às vezes parece
Que o caminho é árduo demais
E as coisas dão errado, não importa o que eu faça
De vez em quando é como se
A vida pesasse demais
Mas você tem o amor que eu preciso
Para conseguir superar

 

ps.: foi só a @piperaceae falar em Budas…

Um pensamento sobre “Avareza

  1. Luna, viajei nas palavras e adorei sua incubência tão bem posta…tocou simples! “Não saber me dividir para poder multiplicar nos outros”. É verdade que este fato começa mesmo dentro de nós, pois uma das situações mais complicadas é nos permitir não economizar nas constâncias de entendimento íntimo, ao ponto que fica fluído ser, estar e partilhar. Veio tanta coisa do post, veio a lembrança de Bartolomeu Campos de Queirós dizendo que a beleza não cabe em si, que quando topamos com algo deste feitio a gente tem que partilhar porque senão ela se perde. Bravo menina, levo no coração escrita e música.

Deixe um comentário

