se a Terra é um rádio, qual é a música?

Lembro como se fosse ontem: no alto dos meus 14 anos completados a poucos meses, estava de férias na casa de duas amigas queridas. Como era de regra na época, a gente estava ouvindo algum punk rock ou hardcore, mas a TV estava ligada. Na MTV. De repente deu um plantão de nóticias e entrou a Astrid, comunicando a morte do Chico Science. Neste último sábado essa data completou 15 anos.

Na época eu estava recém entrando no mundo da música. Música que eu escolhia ouvir, que eu gravava em fita dos CDs de amigos. Rock rock rock. Já tinha escutado algo do Chico Science e Nação Zumbi, mas me soava estranho. Queria só guitarra, baixo e bateria. Banda com teclado era frescura. Aqueles tambores, aquele jeito de cantar, tudo muito estranho.

Mas graças aos deuses, os anos passam… Já um pouco mais velha, fui tentar entender o que era esse tal de movimento ‘manguebit’. Acabei conhecendo a banda Mundo Livre S/A. Pronto, meu cérebro explodiu! O primeiro disco que ouvi foi o ‘Por Pouco’, de 2000. passei para o ‘Carnaval na Obra’ (1998) e não consegui encontrar o ‘Guentando a ôia’ (1996) nem o ‘Samba esquema noise’ (1994) de jeito nenhum. A solução foi comprar a box ‘BIT’, com esses 4 primeiros discos, e de quebra o recém lançado ‘O triste fim de Manuela Rosário’ (2004). Já deu pra ver que gosto deles, né? Não sei escolher qual a melhor música, não sei escolher qual o melhor disco, não sei escolher a letra que gosto mais, a música que gosto mais de dançar. Praticamente TUDO que escuto desses caras é extremamente entusiasmante!!!! Num show que fui ano passado (tento ir a pelo menos um show deles por ano, tem funcionado…), Fred 04 & cia prometeram um disco novo pra logo, veremos…

A música que escolhi pra hoje é meu chicletinho animado. Sempre que ela aparece no shuffle no carro, coloco ela pra repetir eternamente, dirijo chacoalhando o esqueleto. Impossível pra mim não querer dançar. É a primeira música do primeiro disco deles, e não poderia ter outro nome: ‘Manguebit’.

Um pensamento sobre “se a Terra é um rádio, qual é a música?

Deixe um comentário

