Camiranga que me encanta

“Camiranga é urubu. Um de pena marrom e cabeça vermelha, o que se arrisca. Sem a sua aprovação, nem larva come a carne. Injustamente malvisto e mal falado, como todo urubu, é mestre na arte de planar. Procura entre os cheiros que sobem da terra o que lhe cabe. Quando encontra, cumpre com majestade sua função na Terra, transformando carne podre em energia e vitalidade para voar, voar, voar…”

 

As impressões às vezes confundem. Sempre tive uma certa fascinação pelo vôo do urubu, enquanto à maioria sentia uma certa repulsa quanto aos seus hábitos alimentares. Desde pequena, me impressiona (mas de uma maneira positiva) um bicho comer carne morta, se alimentar, viver, voar, voar, pois seu vôo é magnânimo. Quando me deparei com a o significado de Camiranga – urubu de bico vermelho – fiquei mais impressionada do que já estava com o som desse grupo. O vôo, me lembra o canto, pois não há nada mais livre que uma palavra cantada. Morte e vida me lembram a vitalidade, que me remete à Minas, suas paisagens e seu povo. Pra mim ouvir Camiranga foi isso: canto, liberdade, vitalidade, suavidade e Minas …

Não tenho mais a dizer, estou encantanda …

A música que mais me chamou atenção de primeira, foi Palavra, pela sonoridade, pelo suingue (meu ponto fraco!) e a letra …

 

Depois me apaixonei pela força de Boca Miúda … me faz arrepiar a alma …

 

Pela primeira vez não consegui escolher uma música só.

 

E ainda de lambuja vai um video que a querida Fernanda de Paula (a voz das montanhas …) me enviou, da gravação do CD. Ver a serenidade e a felicidade dos músicos é compensador.

 

Em tempo, as músicas foram retiradas do segundo CD do Camiranga, que será lançado em Novembro, Da Afonso Pena à Paulista. Camiranga é formado por:

Fernanda de Paula: Voz

Léo Nascimento: Voz e violão de 8 cordas

Rômulo Albuquerque: Percussão

João Rocha: Baixo e cavaquinho

3 pensamentos sobre “Camiranga que me encanta

  1. Yu!!!!!!!!!!!
    Que honra, que alegria!
    E que surpresa boa…meu gosto deve ser bem parecido ao seu, pois as músicas que prefiro são essas também!!!
    Obrigada pelo carinho, um beijo grande…ando passeando bastante por aqui, que bom foi conhecê-la!

    • Bom demais Fê! Obrigada pelo carinho! Espero que a nossa amizade musical só cresça!
      Obrigada pelas visitas e pelas palavras. Venha sempre aqui querida! beijos

  2. Eita, que alegria ver os caminhos se estendendo hein… Essa urubu sempre me levou longe tb, coisa de uma delicadeza q poucos conseguem. Valeu por lembrar de “gente da gente”, tão e tão talentosa, as estrelas do folclore… enfim isso já é uma outra história…

Deixe um comentário

