Estúdio Aberto!!

Hoje eu vou apresentar um projeto de música de uma galera fera aqui de BH. O projeto chama Estúdio Aberto.

Um release, por eles:

O projeto

Estúdio Aberto é um projeto realizado pela ONG Contato, de Belo Horizonte, em que a proposta é reunir músicos, profissionais e pessoas interessadas para criação e produção coletiva de um CDParalelo aos encontros de criação e composição serão realizadas oficinas, que irão contribuir não somente para os processos criativos mas para os procedimentos práticos necessários à criação de um cd, como produção executiva, mixagem, masterição, etc. A idéia é que estes encontros promovam trocas de experiências, circulação de referências e capacitação, apliando desta forma, a profissionalização do mercado da música independente em Belo Horizonte. O produto a ser gerado dependerá do empenho dos participantes, que deverão se envolver com toda a logísitica de produção, como parte do processo formativoA proposta é que os participantes colaborem em diversas atividades: definição dos temas de interesse nas oficinas, postagem de referências e impressões no blog, comunicação interna do grupo, logística de produção do Cd, do show, estabelecimento de parcerias com estúdios, casas de show, outros músicos, etc. 

O grupo também será incentivado a se apresentar em Jamsessions da cidade como forma experienciar o contato com o público, enquanto músicos e enquanto produtores.

Diante da dinâmica proposta, nos preocupamos que os participantes tivessem interesses não somente pela parte de criação e composição musical mas pelos processo de produção, gravação, estúdio, finalização, etc. 

Porque o Estúdio Aberto?

O mercado da música e as formas de produção musical tem mudado vertiginosamente nos últimos anos. A crescente popularização das novas mídias e tecnologias altera a dinâmica tradicional em que as grandes gravadoras detinham controle quase exclusivo sobre alguns elos que compõe a cadeia produtiva da música como produção, distribuição e veiculação dos produtos musicais.

Nesse novo contexto os profissionais da cadeia produtiva da música (músicos, produtores, estúdios, técnicos de som, casas de show, jornalistas culturais), veem a necessidade de dominar os mecanismos e ferramentas que irão trazer visibilidade e sustentabilidade ao seu trabalho. Dentro deste contexto surge o Estúdio Aberto!

A proposta não é legal demais????

São vários músicos que participam, seria injusto não citá-los: Ana Morena, Brisa Marques, Du Macedo, Érika Machado, Flávio Henrique, Francisco César Leandro, Helder Quiroga, João Pires, Jonas Vitor, Juliana Perdigão, Juliana Rabello, Juninho Ibituruna, Léo Chagas, Lucas Rocha, Luísa Rabello, Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Albert, Marcops Braccini, Matéria Prima, Mateus Bahiense, Mestre Jonas, Murilo Antunes, Pat Rodrigues, Paulo César Anjinho, Pedro Moraes, Pedro Trigo Santana, Rafa Ludicanti, Raphaela Simões, Sarah Assis, Thiago Delegado, Thiakov, Valentina, Vandeveld, Valquitor, Vinícius Ribeiro, Vinikov, Vitor Santana, Yuri Vellasco.

Ufa, quanta gente porreta!

Feliz dia, quando estava eu em Santa Tereza em BH, quando o Vinícius me pergunta se eu queria um CD. Eu falei: Claro! Sem antes saber do que se trata, mas já conhecendo o Vinícius (um dos integrantes do projeto) já imaginei que seria coisa boa. Foi assim que ouvi as músicas do projeto. Ouvi uma a uma, gostei de várias. Mas sabe aquela que quando você escuta traz uma luzinha, aí vc vai, escuta de novo, de novo. A música foi Preto e Branco. Já gostei do nome. Quando escutei, de cara, gostei da levada. E depois, curti demais a letra! A música é do João Pires e do Marcelo Albert.

Já vi que não vou ficar só nessa música, em breve apresento outra!

Mais informações sobre o projeto Estúdio Aberto: http://contatoestudioaberto.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s